Homem em surto ataca agentes de segurança e é morto a tiros em Viamão

Homem em surto ataca agentes de segurança e é morto a tiros em Viamão

Foto: Brigada Militar (Divulgação)

Facão teria sido usado pelo homem durante as agressões.

Um homem de 46 anos morreu após ser atingido por disparos de arma de fogo, realizados por policiais militares na tarde de segunda-feira (26), em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O caso ocorreu durante uma ocorrência de apoio ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que realizava a condução do paciente de um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) para internação no Hospital de Viamão. A informação é do jornal Correio do Povo.

Durante o atendimento, o homem teria entrado em surto, passado a agir de forma agressiva e ferido guardas municipais com um facão. Após o ataque, ele deixou a unidade do Caps, o que motivou o acionamento da Brigada Militar.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Segundo a BM, uma guarnição localizou o homem nas proximidades e tentou realizar a abordagem, dando voz de prisão, que não foi obedecida. Ainda de acordo com a corporação, o indivíduo avançou contra os policiais portando o facão e feriu um policial militar na mão.

Em nota, a Brigada Militar informou que, apesar de a guarnição portar armamento menos letal, como o Taser (arma de choque não letal), foi necessário o uso de arma de fogo para conter a agressão. O homem foi atingido por disparos e morreu no local. A BM informou, ainda, que o homem tinha histórico de ocorrências policiais, incluindo registros de agressões a familiares, entre eles a própria mãe, além de dano ao patrimônio, como depredação de veículos em via pública.

Os guardas municipais e o policial militar feridos foram atendidos pelo Samu e não tiveram o estado de saúde detalhado.

Em nota, a Prefeitura de Viamão confirmou que o homem seria encaminhado para internação hospitalar e lamentou o desfecho da ocorrência, manifestando solidariedade aos familiares e apoio aos agentes feridos.

Os policiais militares envolvidos utilizavam câmeras corporais, cujas imagens devem auxiliar na apuração das circunstâncias do caso.


Confira a nota da Brigada Militar:

A Brigada Militar, por meio do 18º Batalhão de Polícia Militar, informa que, na tarde desta segunda-feira (26/01), atendeu a uma solicitação de apoio à Guarda Municipal de Viamão. A demanda ocorreu após guardas municipais terem sido feridos por golpes de facão ao tentarem auxiliar equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na condução de um paciente do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) para internação no Hospital de Viamão.

Diante dos fatos, uma equipe da Brigada Militar deslocou-se até o local e, nas proximidades do ponto informado, localizou o suspeito, sendo dada voz de abordagem. O homem, de 46 anos, não obedeceu à ordem legal e investiu com o facão contra os policiais militares, ferindo um deles na mão.

Diante da iminente ameaça à vida do colega e para cessar a injusta agressão, a equipe da Brigada Militar efetuou disparos de arma de fogo contra o indivíduo, com o objetivo de neutralizá-lo, o que o levou a óbito.

O local foi isolado por uma equipe da Brigada Militar, enquanto o policial militar e os guardas municipais feridos receberam atendimento médico do SAMU. Ambos os policiais militares envolvidos na ocorrência utilizavam câmeras corporais. As armas empregadas foram apreendidas e será instaurado Inquérito Policial Militar para apurar as circunstâncias do fato.


Confira a nota da prefeitura de Viamão:

A Prefeitura de Viamão, por meio da Secretaria de Segurança Pública, informa que, na tarde desta segunda-feira (26/01), prestava apoio ao SAMU em uma ocorrência para a condução de um paciente do CAPS ao Hospital de Viamão, um homem de 46 anos, para fins de internação.

Durante o atendimento, o paciente entrou em surto e agrediu guardas municipais com um facão, causando ferimentos nos agentes. Na sequência, ele saiu do CAPS. Diante da gravidade da situação, foi solicitado apoio à Brigada Militar, que deslocou uma guarnição ao local.

Nas proximidades do endereço informado, o indivíduo foi localizado e recebeu ordem de abordagem, que não foi acatada. O homem avançou contra a guarnição portando o facão e feriu um policial militar na mão. Mesmo com o uso de armamento menos letal, a agressão continuou, e houve emprego de arma de fogo para cessar a agressão.

O indivíduo foi atingido e morreu no local. A área foi isolada para os procedimentos legais. Os guardas municipais e o policial militar feridos foram atendidos pelo SAMU.

A Prefeitura de Viamão lamenta o desfecho da ocorrência, manifesta solidariedade aos familiares do homem que veio a óbito e presta apoio aos guardas municipais e ao policial militar feridos, desejando pronta recuperação.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

“Não existia tempo ruim para ele, estava sempre sorrindo”, conta irmã de ciclista santa-mariense morto por choque elétrico em Santa Catarina Anterior

“Não existia tempo ruim para ele, estava sempre sorrindo”, conta irmã de ciclista santa-mariense morto por choque elétrico em Santa Catarina

Polícia investiga morte de homem a facada após discussão em bar na Quarta Colônia Próximo

Polícia investiga morte de homem a facada após discussão em bar na Quarta Colônia

Polícia/Segurança